Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Energia e desenvolvimento sustentável – Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2017 Seleção Nacional – março/2017

O Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC), localizado em Moscou, Rússia, está oferecendo, em parceria com a UNESCO, vinte bolsas de estudo com a duração de quatro semanas, na capital russa, no âmbito do Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2017.

O Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC), localizado em Moscou, Rússia, está oferecendo, em parceria com a UNESCO, vinte bolsas de estudo com a duração de quatro semanas, na capital russa, no âmbito do Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2017.

Tendo em conta a prioridade conferida a questões relativas à energia, as referidas bolsas de estudo visam a ampliar a formação de recursos humanos e a contribuir para o desenvolvimento de capacidades no campo da energia renovável e sustentável, nos países em desenvolvimento e naqueles em transição.

O treinamento será realizado em instituições especializadas, na Federação Russa, no período de 2 a 27 de outubro de 2017. Como o meio de instrução é o idioma inglês, somente são elegíveis candidatos com proficiência nessa língua.

Os candidatos poderão escolher entre as seguintes áreas de estudo, as quais estão alinhadas com os objetivos da UNESCO e as prioridades do programa: a) Energia e desenvolvimento sustentável; b) Gestão ecológica de recursos energéticos; c) Energia renovável; e d) Geração de energia sustentável e renovável.

Conforme o Edital da UNESCO, os candidatos devem atender aos seguintes critérios: a) Ter nível superior: "Bachelor of Science – BSc" - Bacharelado em Ciências Naturais ou Exatas ou Tecnologia, ou "BA in Economics" - Bacharelado em Economia; b) Ter proficiência em inglês - comprovada mediante apresentação do formulário "Certificate of Language Knowledge" e cópia de Certificado de Proficiência em inglês; c) Ter, no máximo, 35 anos (até o dia 27/10/2017).

É importante registrar que, em atenção à igualdade de gênero, a UNESCO dará atenção especial às candidaturas de mulheres.

Na qualidade provisória de Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, a Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores (DAMC) fará a pré-seleção nacional de até duas candidaturas, para encaminhamento dos respectivos dossiês à UNESCO. A seleção final dos candidatos será de responsabilidade do ISEDC.

Os dossiês de candidatura deverão ser elaborados em duas vias, e encaminhados por correio, à DAMC, onde deverão ser recebidos até o dia 17 de março de 2017, contendo a seguinte documentação: a) formulário de candidatura a bolsas da UNESCO (modelo completo), devidamente preenchido em inglês e assinado pelo(a) candidato (a); b) formulário "Certificate of Language Knowledge" preenchido, datado e assinado por professor de Língua Inglesa de Departamento de Língua Estrangeira de uma universidade brasileira (com a aposição de carimbo da instituição de nível superior); c) 6 (seis) fotos 3x4 (2 devem ser anexadas nos 2 formulários de candidatura) ; c) fotocópia(s) autenticada(s) do(s) diploma(s) de nível superior; d) fotocópia do certificado de proficiência em inglês; e) uma carta de apresentação do(a) candidato(a), em inglês, com informações sobre seu perfil, área na qual deseja realizar a pesquisa, objetivos e resultados esperados quanto à utilização dos conhecimentos adquiridos na sua área de estudo/trabalho, bem como para o país; e f) uma carta de recomendação, em inglês, de professor universitário ou outro profissional da área de atuação do(a) candidato(a), com informações sobre as qualificações do(a) candidato(a) e sobre a relevância do seu projeto de pesquisa. g) cópia de RG (autenticada); h) experiência profissional comprovada: cópias de documentos comprobatórios: carteira de trabalho, declaração da instituição onde o(a) candidato(a) trabalha ou trabalhou, com o registro de tempo de serviço e atividade(s) desempenhada(s).

O endereço para o envio dos dossiês de candidatura é: Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 Brasília – DF, Brasil 70.170-900

Até o dia 17/03, uma cópia digitalizada (em PDF) do dossiê de candidatura deverá ser encaminhada ao endereço eletrônico damc.itamaraty@gmail.com. No campo assunto, deverá ser registrado: Bolsas UNESCO/ISEDC 2017 – Nome e último sobrenome do candidato.

Informações gerais sobre as bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2017 podem ser encontradas na página: http://www.unesco.org/new/en/fellowships/programmes/unescoisedc-co-sponsored-fellowships-programme

O formulário de candidatura poderá ser obtido no seguinte link: http://portal.unesco.org/en/files/14711/10721985741Application_form_for_Fellowship.pdf/Application%2Bform%2Bfor%2BFellowship.pdf

Ações do documento
Eventos
« Agosto 2017 »
Agosto
SeTeQuQuSeSaDo
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
Publicações
Exposições