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Divisão de Promoção do Áudio-Visual (DAV)

A Divisão de Promoção do Audiovisual (DAV) iniciou seu efetivo funcionamento em 2007 com o intuito de divulgar, promover e apoiar a presença do cinema nacional, da produção independente para TV e da publicidade brasileira no exterior. Sua criação reflete um maior envolvimento institucional do MRE nas políticas públicas relacionadas ao audiovisual, em articulação com outros órgãos públicos dedicados ao tema, como a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Entre as competências atribuídas à DAV no Regimento Interno da Secretaria de Estado das Relações Exteriores, está o apoio à participação brasileira em festivais, mostras e outros eventos no exterior, por meio do envio de filmes e de profissionais da área, além da organização e apoio diretos de mostras e festivais junto à rede de Postos no exterior. Esses esforços inserem-se numa lógica de capacitação de pessoal e de prospecção de novas oportunidades comerciais para o setor audiovisual brasileiro, preocupações que permeiam as iniciativas da Divisão.

A ênfase na capacitação de pessoal norteia a manutenção de uma linha de apoio a jovens talentos para participação em laboratórios de formação ("talent campus"), e desdobra-se na realização de oficinas de roteiro no Brasil que permitem o intercâmbio de conhecimento com profissionais de importantes mercados cinematográficos estrangeiros. O incentivo à produção cinematográfica brasileira também é exercitado no âmbito interno com a organização, desde 2006, do "Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro", no qual anualmente são distribuídas premiações em dinheiro para novas produções.

A busca de oportunidades comerciais para as produções brasileiras concentra-se não só no incentivo a coproduções internacionais e no apoio a eventos específicos, mas igualmente na publicação de pesquisas de mercado audiovisual voltadas a identificar oportunidades de inserção competitiva em determinados países. A DAV participa, ainda, nos comitês gestores das associações voltadas para a exportação do cinema (Programa Cinema do Brasil), da produção independente para TV (Brazilian TV Producers) e da publicidade (Film Brazil).

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